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AGREGAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA A PARTIR DO SELO DE PROCEDÊNCIA: O CASO DO VALE DOS VINHEDOS NO RIO GRANDE DO SULAGGREGATION OF COMPETITIVE ADVANTAGE FROM THE SEED OF PROCEDENCE: THE CASE OF THE VINEYARD VALLEY IN RIO GRANDE DO SULSuellen Moreira de Oliveira; Luciane da Silva Rubin; Tânia Nunes da Silva
O presente estudo tem o objetivo de analisar as vantagens competitivas a partir do processo produtivo de inovação por meio da indicação de procedência do Vale dos Vinhedos. Para alcançar tal objetivo, faz-se uma análise do atual cenário do setor, através de entrevista junto às empresas Miolo, Valduga e Voluntano e ainda pesquisas bibliográficas exploratórias em relação ao assunto abordado. A análise indica que as vantagens competitivas adquiridas devem-se, principalmente, às estratégias a partir da conquista do selo de procedência. Além disso, a conquista do selo tem contribuído para a inclusão da agricultura familiar, para a formação de novas atividades, como o enoturismo e para o desenvolvimento da região.
selo de procedência, Vale dos Vinhedos e vantagem competitiva.Artigo Completo