AS JOVENS RURAIS QUE ESTUDAM NA ETEC JALES (SP): RELAÇÕES FAMILIARES E PROJETOS DE VIDATHE RURAL YOUTH TO STUDY IN ETEC JALES: FAMILY RELATIONSHIPS AND PROJECTS OF LIFEAna Heloisa Maia, Antonio Lázaro Sant’Ana, Gabriela dos Santos Souza, Flaviana Cavalcanti da SilvaDiversos estudos têm revelado que há uma
tendência do jovem rural em sair do campo em busca de melhores oportunidades na
cidade, principalmente as jovens. Este artigo visa analisar os fatores que
influenciam a permanência ou a desvinculação do trabalho na terra por parte das
jovens, filhas de agricultores familiares e alunas da Etec Jales (SP), com base
nas relações familiares, no estudo e seus planos futuros. Foi aplicado um
questionário às alunas da Etec Jales, com questões específicas dirigidas às
alunas ligadas à agropecuária, visando caracterizar a família e a unidade de
produção agropecuária, além de informações sobre o trabalho, o estudo, o lazer
e as demais atividades realizadas pelas jovens, sua participação nas decisões
familiares relativas à unidade agropecuária familiar; seus planos e projetos de
vida. Aos pais das alunas foram abordadas questões relativas à Etec Jales, o
que pensavam do futuro das filhas e da sucessão da propriedade, além de buscar
avaliar o grau de satisfação dos pais em relação ao trabalho e à vida rural.
Pode-se verificar que as jovens estudantes da Etec Jales têm no prolongamento
da escolarização a busca por melhores condições de vida, assim as mesmas não
têm a intenção de assumir a propriedade dos pais e seus planos futuros se
remetem a fazer um curso superior ou conseguir um emprego fora do meio rural.
Este fato pode comprometer a reprodução da agricultura familiar, sendo
necessárias políticas públicas que incentivem a ampliação da autonomia dessas
jovens no meio em que vivem.
Jovens rurais. Agricultura familiar. Escola técnica de nível médio. Gênero.Artigo Completo